Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O CARÁTER CONTA!





PROGRAMA “O CARÁTER CONTA!”


Luiz Carlos C. Negrão – Juiz da Infância e Juventude de Passos/MG - Coordenador

Lucimar Cristina da Silva Negrão - Professora de Ensino Fundamental e Médio - Coordenadora

Linda Mara Costa Monteiro - SRE - Coordenadora




Inaugurado no dia 29/02/2008, o novo prédio do Fórum de Passos recebe Programa internacional. O Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Passos, Luiz Carlos Cardoso Negrão, firmou parceria com a Universidade Americana Virginia Tech e com o Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais da cidade de Joinville, Santa Catarina, para implantar o programa “Caráter Conta” nas escolas públicas passenses. A iniciativa do magistrado visa atuar na prevenção da violência e criminalidade infanto-juvenil. Serão capacitados 120 professores da rede pública estadual e municipal. A solenidade de abertura foi realizada no Salão do Júri do novo Fórum Desembargador Wellington Brandão. O curso foi aplicado por seis pedagogos da Universidade Virginia Tech, com tradução simultânea.

O Juiz conheceu o programa através do intercâmbio realizado entre a Universidade Virginia Tech e a Escola Nacional da Magistratura que ocorreu no mês de maio e junho de 2007. O programa está sendo desenvolvido em Joinville/SC e, em agosto de 2007, o magistrado e sua esposa foram conhecer o funcionamento do programa naquela cidade catarinense, onde puderam constatar que a implantação naquela localidade foi feita pelo então Juiz de Direito e Presidente do IEPES, Ricardo Roesler, em 2004, hoje Desembargador, que firmou parceria com a Universidade Americana Virginia Tech. Em Joinville atualmente, 90% das escolas públicas já estão trabalhando com o programa “O Caráter Conta”.

O Objetivo do Programa é formar crianças com “bom caráter”. O curso capacitou professores para desenvolverem técnicas durante suas aulas visando desenvolver e formar crianças com bom caráter. O que diminui o índice de desrespeito, violência e criminalidade. Contribuindo, portanto, para formar uma sociedade melhor. O programa “O Caráter Conta” auxilia os educadores a trabalharem com crianças e jovens visando desenvolver valores éticos e fortalecer seu caráter. Através do curso de capacitação são demonstradas atividades que constituem em método eficaz para despertar nas crianças e jovens a consciência de que os seis pilares do caráter: SINCERIDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, ZELO, SENSO DE JUSTIÇA E CIDADANIA são fundamentais para nortear suas vidas pessoais e para construir uma sociedade mais harmoniosa e feliz.

O programa demonstra que um caráter firme é o resultado do compromisso de fazer a coisa certa, da consciência do que é certo e da competência para tomar decisões éticas. Um caráter firme é capaz de resistir à tentação de colocar a popularidade, o bem estar e o conforto acima da ética.

Também desenvolve no indivíduo a sua coragem moral começando com pequenos desafios semelhantes a levantar pesos leves antes de passar para os pesados. Fazer a coisa certa em pequenos assuntos dá a confiança e a experiência necessária para enfrentar desafios maiores, quando eles vierem.

O Programa “O Caráter Conta” é trabalhado em inúmeras escolas americanas e em alguns países da América central e nos centros de detenção juvenil nos EUA.

O programa foi muito bem recebido pelos educadores, alunos e pais da cidade de Passos/MG.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite,

Foi com grande alegria que ao procurar material do Programa Carater Conta, para as minhas aulas, encontrei este blogger e isso me emocionou.
Sou profesora a muito tempo (30 anos) e voltei para a regência neste ano e, como não participei da capacitação em Passos, estava com dificuldades para fazer esse trabalho.
Que bom, agora tenho um referencial para trabalhar.

Parabéns, é um excelente material

Abraço,
Neuza Funchal

neuzafunchal@gmail.com